quarta-feira, julho 04, 2012

Entenda o Bóson de Higgs

Petter Higgs
O Bóson de Higgs é uma partícula crucial no estudo da física quântica – a ciência que estuda as coisas menores do que o átomo. Ele ganhou esse nome em homenagem ao físico britânico Peter Higgs, que disse na década de 60 que essa partícula deu massa à matéria expelida pelo Big Bang há 14 bilhões de anos, o que permitiu o surgimento de tudo o que existe no cosmos.

Peter Higgs sugeriu que todas as partículas existentes não possuíam massa e eram todas iguais logo após o Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo. Conforme o cosmos esfriou, um campo de força invisível, o “campo de Higgs”, se formou com seus respectivos bósons (um tipo de partícula subatômica).

Esse campo permanece no cosmos e qualquer partícula que interaja com ele recebe uma massa através dos bósons. Quanto mais interagem, mais pesadas se tornam. As partículas que não interagem permanecem sem massa. Portanto, as partículas só conseguiram ganhar massa devido ao Bóson de Higgs.


O Bóson de Higgs

O Bóson de Higgs completa os elementos essenciais do chamado Modelo Padrão da física, derivado do trabalho de Albert Einstein e seus sucessores no começo do século 20, e que abriu caminho para a física moderna.

Esse domínio inclui a supersimetria, a sustentação da teoria das cordas e a ideia de universos paralelos, matéria escura (a matéria "escondida" no cosmos) e energia negra, que estaria supostamente fazendo as galáxias se distanciarem.


A Partícula de Deus de Leon Lederman

Em 1993, o Bóson de Higgs ficou conhecido como Partícula de Deus. Isso porque Leon Lederman, físico e ganhador do Prêmio Nobel, publicou o livro "A Partícula de Deus: Se o Universo é a resposta, qual é a pergunta?".

Em sua obra, Lederman conclui que o Bóson de Higgs tem a capacidade de resolver tantos problemas da física que só poderia ser considerada uma partícula divina. Ele sugeriu que o Bóson de Higgs se chamasse Partícula do Diabo, mas o editor vetou o nome e trocou por Partícula de Deus. Porém, o Bóson de Higgs não tem nenhuma relação com Deus.


A importância do LHC
O LHC, o Grande Colisor de Hádrons, acelerador de partículas do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), colide prótons com uma velocidade próxima a da luz a fim de simular as condições do Big Bang. Assim, é possível encontrar partículas, como o Bóson de Higgs, a fim de comprovar que a teoria do Modelo Padrão está certa.

O Bosón de Higgs é considerado uma partícula difícil de se encontrar e analisar as características por causa de sua vida curta. Como decaí muito rapidamente, a partícula não pode ser observada diretamente. Por isso, após as colisões, uma grande quantidade de dados é examinada por uma série de computadores. Depois, os cientistas analisam vários canais possíveis de decaimento no acelerador a fim de encontrar as partículas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário