domingo, abril 17, 2011

O Big Bang e a interconectividade

Por Eliane P. Serra Xavier
A Teoria do Big Bang ainda é a mais aceita na ciência para ilustrar o início de nosso Universo.
Segundo esta teoria o nosso Universo surgiu de uma grande explosão, de um único ponto chamado de Singularidade. Tudo o que existe no universo estaria concentrado neste único átomo, do qual começou a grande expansão. A partir desta explosão o próprio espaço-tempo começou a existir. É uma ideia bastante abstrata, pois não havia um espaço vazio onde o Universo se expadiu e ocupou, não é isto que a teoria diz. O próprio tecido do espaço surgiu e passou a se expandir após o big bang. Sabemos que hoje o Universo continua a se expandir, e esta é uma das observações que reforça a credibilidade na teoria do Big Bang, pois traz a suposição de que esta expansão começou em algum momento, a partir de algum ponto e em alguma explosão primordial. Observa-se que as galáxias estão todas se afastando umas das outras, mas na verdade o que está se expandindo é o próprio tecido do espaço-tempo, como se colássemos vários marcadores num elástico e depois começássemos a esticá-lo em todas as direções.
É muito interessante observar, que neste momento primordial, tudo o que existe no Universo, tudo estava Uno, concentrado e conectado neste único ponto, nesta Singularidade, de massa e energia incomensurável.
Primeiro surgiram as partículas fundamentais. A partir destas partículas surgiram os átomos mais leves e as primeiras estrelas. Dentro destas estrelas houve o processo de fusão nuclear, onde elementos mais pesados foram criados, e destes elementos, muito tempo depois, surgiram os planetas, a vida, nós mesmos! Em um passado remoto, no momento primordial, só havia um átomo, onde tudo estava contido, interligado, coexistindo, sendo apenas UM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário